• Estruturas Associadas
  • Estruturas Associadas ZDB

    Este é um conceito que surge no seguimento da política cultural de acolhimento e sinergia de recursos que a Associação Zé dos Bois tem vindo a levar a cabo.

    Ao constatar que certas estruturas com as quais existe uma identificação de conteúdos não possuíam ainda sustentabilidade financeira e de produção que acompanhasse o nível das suas ambições criativas e objectivos profissionais (nenhuma tem apoio quadrienal via DGArtes), a ZDB apoia-as com o intuito de potenciar o seu desempenho e estreitar laços, estabelecendo plataformas alternativas de relação entre programadora e criadores.

    Reconhecendo que a acção da ZDB com certos criadores é recorrente e operativa, e ao constatar uma identificação com os conteúdos e modus operandi dos processos criativos, a ZDB convida-os a se estabelecerem na Galeria com escritório de produção, partilhando a sua acção com outros residentes e formalizando uma colaboração na potência máxima.

    Esta atitude advém do facto da ZDB privilegiar tanto uma política cultural de acolhimento e aproveitamento de recursos, quanto a acção focada na criação/produção acompanhada por via de relações estreitas com criadores.  

    Até à data foram Estruturas Associadas ZDB :

    PRADO (Patricia Portela, Christoph De Boeck) 2010 – 2012;

    – COLECTIVO 84 (John Romão e Mickael de Oliveira) 2010- 2012;

    MALA VOADORA (Jorge Andrade e José Capela) 2009-2012,

    – MATERIAIS DIVERSOS (Festival e criação de Tiago Guedes, Martim Pedroso e criadores associados)- 2009-2011;

    Estas estruturas têm/tiveram a sua sede na Galeria (excepto Colectivo 84) e desenvolveram a sua actividade em  parceria com a ZDB.
    Para além de usufruírem de um espaço físico para produção (escritório, manutenção, luz e água), as Estruturas Associadas têm ainda privilégio sobre o calendário do NEGÓCIO e outras salas para ensaios, reuniões, workshops e apresentações.
    Ao longo do ano, usufruiram ainda de material e apoio técnico e outros apoios na produção e divulgação, a diversos níveis.