ZDB

Artes Visuais
Exposições

Portobello

— de Patrícia Almeida

11.09 — 22.11.08
Galeria Zé dos Bois


Portobello é um projecto de fotografia realizado ao longo de várias visitas ao Algarve entre 2005 e 2007. Partindo de uma abordagem documental da fotografia, Portobello explora o fenómeno do turismo de verão e o imaginário iconográfico a ele associado, cuja promoção institucional baseada em técnicas de marketing aborda a ideia de território em termos de « lugar-marca ». Um lugar para estar, não para habitar ou visitar, mas para experimentar, consumir durante uma ou duas semanas. Ou, para citar o slogan do Ministério da Economia e da Inovação: «Allgarve. Ready for lifetime experiences? ». A escolha do título Portobello procura assim retomar a ideia de
« lugar-marca », transpondo-a para lugar sem referências muito precisas, pode ser o Algarve, bem como poderia ser a costa espanhola ou grega, ou brasileira… Um lugar fictício e parcialmente ficcionado.
Portobello apresenta-se assim como um lugar à beira da ficção, simultaneamente real e inventado, uma espécie de ‘parque temático’ sem temática, mas ancorado num imaginário colectivo relacionado com as férias e construído a partir de estereótipos. Enquanto projecto documental, apresenta-se também como um ensaio fotográfico sobre a forma como os fluxos de ocupação temporários gerados pelo turismo de verão influenciam a construção da identidade de um lugar.

Patrícia Almeida

Patrícia Almeida (1970-2017), fotógrafa e co-fundadora da GHOST Editions, juntamente com David-Alexandre Guéniot. Licenciou-se em História pela Universidade Nova (F.C.S.H) em Lisboa e em Fotografia pelo Goldsmiths College em Londres. Interessada pela fotografia como linguagem e território de pesquisa e criação artística. As suas exposições assumiram frequentemente a forma de instalações que trabalham com vários meios de produção de imagem: impressões fotográficas, livros de artista, cartazes, outdoors, jornais, vídeos ou imagem projetada. Os seus projetos começaram frequentemente como livros ou publicações de artistas, um aspecto importante de seu trabalho.
Em 2009 foi nomeada para o prémio português de arte contemporânea Besphoto pela sua exposição e projecto de livro ‘Portobello’.

Foi membro da POC / Piece of Cake, uma rede de artistas europeus e norte-americanos que trabalham com fotografia e vídeo.

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.