• Público Jovem
  • De 9 de Fevereiro a 27 de Abril de 2019 

    Visitas guiadas à exposição Mil Órbitas

     
     

    De 9 de Fevereiro a 27 de Abril de 2019 a ZDB recebe a maior exposição individual de António Poppe à data. Autor também conhecido pela sua produção na área da poesia, Poppe tem desenvolvido, desde meados da década de 1990, um trabalho profícuo no campo das artes visuais, da caligrafia e da performance.  Mil Órbitas é a oportunidade de tomar contacto com um conjunto alargado de colagens, desenhos, livros e esculturas que dão corpo a um universo caleidoscópico, intimamente ligado à meditação e à prática espiritual das filosofias orientais.

    Partindo da exposição, o Serviço Educativo da ZDB realiza visitas, dirigidas a públicos de todas as idades e pedagogicamente orientadas, que exploram o conteúdo formal e discursivo das obras presentes na exposição e fomentam a descoberta, a participação e a partilha de diferentes modos de ver, de pensar e de criar.

    Atividades:

    Vamos fazer um livro!
    Ao longo da exposição Mil Órbitas vamos encontrar várias páginas do Livro da Luz, de António Poppe, que vão compondo uma história. Também nós vamos criar o nosso próprio livro no decorrer da visita inspirado pelos vários momentos da exposição e compondo-o com desenhos, colagens e até caligrafias variadas! (1º ciclo e 2º ciclo)

    Castelo de cartas
    Inspirado na estrutura de um castelo de cartas, o artista construiu uma grande escultura, que chega ao teto! Unidos em diferentes equipas vamos construir castelos de cartas e ver quem é que consegue chegar ao topo, sem o deixar cair. (1º ciclo)

    A grande colagem
    Uma das práticas que encontramos na exposição Mil Órbitas é a colagem. O artista cria grandes composições visuais através de recortes. E se nos juntássemos todos e também a partir de pequenos recortes criássemos uma grande colagem em conjunto? Qual seria o resultado? Vamos descobrir nesta visita! (Pré-escolar)

    Mensagem secreta
    A escrita já existe há cerca de 5000 anos, nem sempre foi como a conhecemos e ainda hoje existe uma grande variedade de sistemas de escrita. Nas obras do António Poppe encontramos vários sistemas de escrita com caracteres de diferentes origens. Vamos ver alguns exemplos e compor uma mensagem secreta. (1º e 2º ciclo)

    2 minutos de meditação
    Nesta exposição podemos observar esculturas que tomam a forma de mandalas, um símbolo utilizado em várias tradições espirituais para focar a atenção dos praticantes de meditação, um estado em que tentamos esvaziar a nossa mente de todos os pensamentos, de forma a atingirmos um estado de relaxamento. Será que conseguimos meditar durante 2 minutos? (Pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo)

    Caso tenha interesse em trazer os seus alunos, solicitamos que nos indique os seguintes dados:

    — Número de alunos
    — Professores responsáveis
    — Data e horário da visita

    Horário: De segunda a terça-feira das 10h às 19h. A duração prevista para estas visitas é de 1h30. As atividades do Serviço Educativo são gratuitas.

    Reservas e informações: Joana Leão zdbexpo@gmail.com | 969554364 | 21 343 020