• Visitas Guiadas
  • De 1 de Março a 28 de Abril de 2018

    Visitas guiadas à exposição Arara

    O serviço Educativo da Galeria Zé dos Bois realiza visitas guiadas à exposição Arara, de entrada livre até aos 16 anos, mediante marcação. Direccionadas ao universo escolar – do pré-escolar ao ensino secundário e universitário – as visitas são adaptadas aos vários ciclos e decorrem ao longo da semana, preferencialmente entre as 10h e as 18h.

    A acção do Serviço Educativo ZDB visa estimular, incentivar e reflectir sobre o campo da produção artística contemporânea, de forma criativa, construtiva e participativa, numa perspectiva de formação de públicos a longo prazo e de trabalho cívico com a comunidade envolvente da Associação Zé dos Bois.

    Para informações e marcações contacte: +351 21 343 0205  | zdbexpo@gmail.com

    As actividades do Serviço Educativo têm um custo de 2€ por participante.
    Participantes com menos de 16 anos têm acesso gratuito

    Actividades:
     
    Cor sobre cor
    Em algumas obras da Oficina Arara encontramos uma sobreposição de formas e cores. Qual é o efeito que podemos observar quando isto acontece?
    Nesta atividade vamos utilizar diferentes formas geométricas para criar figuras e descobrir o que acontece quando sobrepomos as diferentes cores!
    Pré-escolar
    O que é serigrafia?
    Os cartazes da Oficina Arara são feitos através de serigrafia. Conhecem esta técnica? Nesta visita vamos aprender o que é a serigrafia e observar como se faz! E se trouxerem uma t-shirt vão poder estampar um desenho da Oficina Arara na vossa t-shirt!
    Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
    Entre letras e cores
    A palavra Arara tem uma peculiaridade muito interessante: é um palíndromo. Isto significa que poder ser lida tanto da esquerda para a direita como da direita para a esquerda. Através de um divertido jogo, com muita cor à mistura, vamos explorar esta palavra.
    1º ciclo do ensino básico

    Ideias para mudar o mundo

    Qual é a relação da arte com os acontecimentos de todos os dias? Como podem os artistas passar a sua mensagem? Como podemos usar a arte para intervir no quotidiano da sociedade? Vamos observar os cartazes da Oficina Arara, pensar e debater em conjunto sobre o poder transformador da arte. E, a partir daí, criar a nossa própria mensagem.

    2º e 3º ciclo do ensino básico

    Pensar em conjunto

    A partir de uma visita à exposição da Oficina Arara, os participantes são desafiados a pensar, partilhar e debater alguns dos conceitos em torno do universo deste coletivo nas suas valências formais e discursivas.

    Ensino secundário e universitário

    Apoios:

     

     

     

    .