• CONCERTOS
  • 14 de Dezembro 2017

    Thor & Friends

    Thor-Friends-Photo-Conor-Q-Walker

     

    Para os mais distraídos, Thor & Friends soa a banda de stoner-rock ou podia nomear um projecto vanguardista de metal. Pois bem, pese embora a ressonância mitológica e grandiloquente do nome, Thor & Friends consiste num colectivo cuja música se confunde com as ideias de meditação, silêncio, delicadeza ou pudor. Faz-se e chega-nos ao som de xilofones, violinos, vibrafones, percussão, marimbas, clarinetes. É acústica e electrónica, tão entrelaçada no improviso como na composição. E escuta-se a ela própria enquanto se dá a ouvir.

    O colectivo deu os seus primeiros passos no Outono de 2015, quando Thor Harris, então percussionista dos Swans, decidiu estabelecer-se na cidade de Austin (no Texas) atraindo a companhia de Peggy Ghorbani e Sarah “Goat” Gautier. Melodias, ritmos, pequenas composições, sons contínuos foram surgindo do trabalho artesanal e colaborativo do trio que rapidamente se viria a transformar num colectivo mais informal. Jeremy Barnes e Heather Troost (dos Hawk and the Hacksaw) e John Dietrich (dos Deerhoof), entre outros músicos, foram trazendo os seus contributos, partilhando com Thor Harrris, o mesmo gosto pelo minimalismo de Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley e pela constância espiritual desse legado. Ouça-se o belíssimo “Crusades”, do disco homónimo lançado em 2016, em que exactamente participaram os músicos acima mencionados.

    Entretanto, Thor & Friends já construíam e gravaram música inédita com o título de The Subversive Nature of Kindness. A mensagem é clara e este concerto não a turvará. Thor & Friend: trazem-nos música em que o espírito será maior que a alma, atravessando a cinza e a confusão destes tempos.

     

    + Info: Site | Facebook | EntrevistaVídeo | Vídeo

     

    Entradas: 8€ | Bilhetes disponíveis na Flur DiscosTabacaria Martins e ZDB (segunda a sábado 22h-02h) | reservas@zedosbois.org
    .