• CONCERTOS
  • 23 de Setembro 2016

    The Sunflowers | 800 Gondomar | Moon Preachers

    Processed with VSCO with t1 preset

    The Sunflowers – Apresentação de The Intergalactic Guide To Find The Red Cowboy

    Há uma energia fulgurante na música Sunflowers. É a do rock (ou do punk), com aquela voracidade que parece eterna, insaciável. Que alegra os corpos e o espírito. Afinal, mais do que mudar o mundo ou chocar a tradição, esta foi sempre a sua grande promessa: trazer uma alegria indescritível e contagiosa a todos os que o encontram. Ora eis o que Carol Brandão e Carlos de Jesus fazem desde 2013, celebrando a beleza da guitarra e da bateria quando apaixonadas.

    Os Sunflowers são um duo e, como todos os duos do género musical mencionado, sabem fazer crescer o som com economia. Paradoxo? Pelo contrário, nesse exercício de síntese, cada canção explode num fragor de melodias e ritmos, de tal forma que só nos resta correr atrás delas. É o que acontece em The Intergalactic Guide to Find the Red Cowboy, o novo disco que os Sunflowers interpretarão neste concerto, comunicando-o ao mundo.

    E que disco. Nele resplandece toda uma narrativa do rock: aquela revolvida pelos The Sonics, pelos The Cramps, pelos The Gun Club, pelos U-men, pelos White Stripes e tantos outros. Em que a fúria do punk electrizou (ainda mais) o blues, o rock & roll, a surf-music, a country, orockabilly. É dela que vêm osSunflowers. Lembrem-se quando os acolherem neste palco.

    Mas desenganem-se os sisudos. Carol e Carlos fazem mais do que rever, deslumbrados, a história. Entre os dois, há uma relação que equilibra o seu (punk) rock, tanto quanto o move ou o faz dançar. Ouvem-se um ao outro, sem centelha de egoísmo. São um casal em relação, como se constata em The Witch: os riffs a pularem ao lado da bateria e as vozes a correrem juntas, em coro, a caminho de uma clareira. Não que num momento ou noutro, a guitarra não se destaque da bateria, e vice-versa (como acontece amiúde), mas é o prazer da interacção, a troca de olhares, a construção de uma certa intimidade (tornada pública em nome do artificio musical) que os conduz. Ponham os ouvidos no duplo contentamento que alimenta e acelera “Mountain” ou “Hasta la Pizza Rest in Pepperoni”.

    É em “Post Breakup Stoner” e no tema que dá o título ao novo álbum que os Sunflowers melhor sublimam este “método”. Na primeira, uma notável balada pop, quando a voz de Carlos parece soberana, a de Carol irrompe num lamento que oferece à canção uma inesperada pungência. O rock também sabe comover e consolar? Sim, sabe. The Intergalactic Guide to Find the Red Cowboy ilustra a capacidade de reinvenção do duo, num desfile de máscaras sonoras que o consagra como compositor de grandes canções. É o tema que encerra o disco, revelando uma banda que, sem poupar a energia, sabe transcender, com inteligência e panache, fronteiras estéticas. Dançar com os ouvidos sensíveis, tal é o repto que os Sunflowers<> nos deixam neste disco e neste concerto.

    A abrir a apresentação de The Intergalactic Guide to Find the Red, estarão o garage-rock desinibido dos 800 Gondomar e o punk oleado dos Moon Preachers. Uns de Rio Tinto, os outros de Lisboa, atestam a saúde do rock feito em Portugal e espelham a mesma energia que ilumina os Sunflowers. JM

     

    .+ info: FacebookBandcamp | Pointlist Music | Entrevista

    .

    800 GONDOMAR 001
    800 Gondomar

    Os 800 Gondomar são uma banda de garage rock originários de Rio Tinto, compostos pelo Fred na guitarra, o Alô no baixo, e o Rui na bateria. Nomeados a “banda mais perigosa da sua freguesia”, principalmente por causa do olhar matador do Fred, os 800 surgiram no meio de toda a aura suburbana, para levar a sua paz e amizade a todos os cantos do país. Falam sobre todas as suas desgraças, mas enchendo-as de distorção, pratos explosivos na bateria e um grande quinhão de festa. Tudo muito cru e directo; tudo cheio de coração. Já tocaram em basicamente todos os locais que lhes apareceram à frente, desde house parties, a parques de campismo, e a caves muito húmidas e muito sombrias.

    Levam um EP na bagagem – Circunvalação, tendo-lhes valido a distinção de revelação nacional, não só pelos pais deles, mas também por blogues musicais e sites do género.

    + info: FacebookBandcamp | Pointlist Music | Vídeo

    .

    Moon Preachers 001
    Moon Preachers

    Os Moon Preachers são uma banda composta por dois amigos que desde putos procuram um êxtase. Rafael Santos e João Paulo Ferreira juntam o punk, o blues, o psicadelismo e muito reverb, prometendo sangue, suor e lágrimas.
    Oriundos dos campos da Margem Sul e usando-os como terreno para as suas canções, este duo não faz malhas para enfrentar o tédio.
    Algum tempo antes de atingirem os nauseantes 18 anos, decidiram que esgalhar canções sobre festas em palácios, a morte, deus e o diabo, sonhos, esquizofrenia e outras tantas cenas era “A” cena!
    Phil Mendrix disse: “São dois mas parecem quarenta!”

     

    + info: FacebookBandcamp

    .

    Entrada: 6€ | Bilhetes disponíveis na Tabacaria Martins, Flur e ZDB (2ª a 5ª; 22h às 02h / 6ª e Sáb; 22h às 03h) | reservas@zedosbois.org