• CONCERTOS
  • 15 de Março 2013

    Syracuse Ear | Arlt | Filipe Felizardo

    .

    Integrado nas apresentações oficiais da compilação ‘Your Victorian Breasts’, com palcos em cidades como Nova Iorque, Paris e Lausanne, a editora franco-suiça Three:Four Records traz à ZDB Filipe Felizardo, Arlt e Syracuse Ear, três dos vinte nomes participantes no disco. Um olhar atento e apaixonado à experimentação internacional, que alberga artistas de calibre como Ignatz, Alvarius B. (Sun City Girls), Black To Comm, Alastair Galbraight, Circuit Des Yeux ou A R P. Colecção valiosa de temas inéditos, muitos disponíveis em formato físico pela primeira vez..

    .

    © Sara Rafael
    Figura essencial nas artes visuais e no panorama da guitarra nacional, Filipe Felizardo tem levado o instrumento a paisagens pouco habituais. Desenvolvendo um léxico próprio com génese no blues e expansão nas mais variadas explorações estelares, a riqueza de texturas e ambiências é elemento constante no seu trabalho. Uma ligação extra física com a guitarra enquanto extensão do seu corpo e na perspectiva de absoluta convergência cósmica. Cria este ponto a solo, mas faz questão de incluir quem o escuta e o acompanha numa viagem conjunta e profundamente gratificante.

    .

    Ainda sob o manto de ilustres desconhecidos, os parisienses Arlt contam no entanto com dois álbuns, ‘La Langue’ e ‘Feu La Figure’ (este último gravado no mítico hotel2tango, popularizado pelos Godspeed You! Black Emperor). Aqui, a chanson française segue por vias mais inusitadas, pautada pelo lirismo de Josephine Foster, pela rudeza das Raincoats ou pelo esoterismo de Brigitte Fontaine. Cada canção soa como uma peça desalinhada à formalidade, respirando de uma liberdade criativa de inspiração folk e pop de localização temporal difusa. Instrumental e vocalmente, fascinam pela subtileza com que deambulam na excelência de um caos organizado que acaba sempre por resgatar uma melodia gingona. E há espaço para que o pulsar kraut também se faça sentir e diluir num envolvente bucolismo sónico. Apetece dizer, em jeito de desabafo, que são um segredo demasiado bem guardado na música europeia..

    © Nuno Martins

    Dos Syracuse Ear, apenas se poderão esperar as melhores incursões. Sobem esta noite ao palco em modo de encerramento e sem o norte-americano Chris Corsano, impossibilitado de estar presente neste lado de cá do Atlântico. Porém, a tríade composta por Manuel Mota (guitarra), David Maranha (orgão) e Margarida Garcia (contrabaixo eléctrico) há muito que nos habituou a uma elevada fasquia qualitativa, atestada pela diversidade do trabalho a solo e colaborativo. Sob esta designação, será a segunda vez que se apresentam ao vivo e a primeira sem o baterista, depois da magnífica apresentação o ano passado no Teatro Maria Matos. Entre pontas soltas do rock e do jazz, a imprevisibilidade e a surpresa, lado a lado. NA
    .
    .

    ‘Your Victorian Breasts’:
    + info: Three-four recordsSoundcloudArtigo
    .
    Altr
    + info: MyspaceEntrevista | VídeoVídeoVídeoVídeo.

    Syracuse Ear
    + info: Manuel MotaMargarida GarciaDavid Maranha

    Filipe Felizardo
    + info:  SoundcloudÍpsilonShhpums

    .