• CONCERTOS
  • 12 e 13 de Dezembro 2014

    Rodrigo Amado Motion Trio c/ convidados

    Rodrigo Amado Motion Trio
    .
    Fim-de-semana muito especial em que celebramos a actividade daquela que é uma das formações mais vitais do Jazz europeu dos últimos anos, com dois dias de concertos na companhia de velhos e novos cúmplices. Espécie de coroação mais do que justificada a terminar um ano em que ficou marcada de forma indelével a posição de destaque deste trio incansável, com dois álbuns magistrais editados em colaboração com o trompetista Peter Evans – ‘Live in Lisbon’ e ‘The Freedom Principle’, ambos pela No Business – a recolherem os mais rasgados elogios e concertos memoráveis por algumas das mais reputadas salas em continente europeu.

    Capitaneado pelo sopro absoluto do saxofonista Rodrigo Amado, a que se juntam o violoncelo multifacetado de Miguel Mira e a bateria imparável de Gabriel Ferrandini, o Motion Trio tem vindo a sublimar uma linguagem continuamente desafiante, com a história do jazz que verdadeiramente interessa a servir de alavanca mestra para uma ferocidade e liberdade de acção apenas possível aos espíritos inquietos – um título como ‘The Freedom Principle’ é assertivo dessa demanda. O reconhecimento que lhes tem sido prestado um pouco por todo o lado é apenas uma questão de justiça.

    Como que a enfatizar esse mesmo espírito inconformista e libertário, nestas duas noites o Motion Trio junta-se a alguns dos luminários da música nascida no burgo. No primeiro dia abrem as hostilidades na sua formação nuclear para depois se juntarem ao grande Norberto Lobo – também ele numa rodagem incessante com o recém-editado ‘Fornalha’ – num encontro tão inusitado quanto imperdível. No dia seguinte encontram-se com o contrabaixista Hernâni Faustino num alinhar de mentes siamesas, para depois se reunirem na companhia de Luís Lopes (guitarra), Pedro Sousa (saxofone) e Rodrigo Pinheiro (fender rhodes) para um ensemble onde a cumplicidade entre os músicos será tónica para um happening verdadeiramente especial. BS

    Sexta, dia 12
    1º Set: Rodrigo Amado Motion Trio
    2º Set: Rodrigo Amado Motion Trio + Norberto Lobo

    Sábado, dia 13
    1º Set: Rodrigo Amado Motion Trio + Hernâni Faustino
    2ºSet: Rodrigo Amado Motion Trio + Luis Lopes, Pedro Sousa e Rodrigo Pinheiro

    .

    + info: Site Rodrigo Amado