• CONCERTOS
  • Quinta, 26 de Setembro às 21h30

    Red Bull apresenta Otim Alpha e Van Ayres

     

    Red Bull apresenta Otim Alpha e Van Ayres num clash de paisagens sonoras, na ZDB. 

    Têm sido tempos gloriosos para a label Nyege Nyege Tapes. Num par de anos, fez trazer ao mundo uma disruptiva coleção de discos, todos eles essenciais. Otim Alpha é resultado disso é um daqueles casos cujo tempo tratou de dar o devido reconhecimento. Ao lado do produtor Leo Palayeng, seu colaborador de longa data, representam um elo de fogo na música do Uganda. Estrela em diversos casamentos locais, o flirt da tradição Acholi com as possibilidades da produção digital dos MIDIs resultou num dos delírios mais expressivos deste ano. Ao escutá-lo pela primeira vez, tudo soa frenético, urgente e adornado por uma cor telúrica em constante mutação. Capaz de trazer aquelas vibes de quem se cruzou, sem esperar, com nomes entretanto essenciais como Konono N1 ou Omar Souleyman.

    Gravado entre 2004 e 2015, Gulu City Anthems resgata onze exemplos de um já longo trabalho, até então alojados num disco rígido. A música de Otim Alpha é um hino à celebração, do modo mais despojado e honesto possível. Da estrutura rítmica frenética, por vezes a uma velocidade inesperada, até aos cânticos e gritos que emanam fagulhas a cada segundo, é um estímulo para o corpo e mente. Uma escuta atenta permitirá entender a variedade de elementos que, camada após camada, formam o motor desta máquina de dança inesgotável. Poderemos não entender as palavras de Otim, mas sentimos que estamos diante de uma mensagem positiva e maior. Gulu City Anthems é uma viagem que leva o sempre exigente selo “no fillers, only killers”.

    Red Bull Music apresenta Otim Alpha dia 26 de Setembro na Galeria Zé dos Bois, a quem se junta Van Ayres. Aka Uli, Van Ayres é um artista lisboeta, que aborda na sua música a relação entre som, corpo e performance. O autor de Sorry Stars, lançado em 2016, explora na música eletrónica paisagens dreamy e hipnóticas e vai partilhar o palco da ZDB com Otim Alpha, para um concerto irrepetível e uma festa coletiva. 

     

    Entrada: 10€ | Bilhetes disponíveis na Flur DiscosTabacaria Martins e ZDB (segunda a sábado 22h-02h) | reservas@zedosbois.org