• CONCERTOS
  • 25 de Setembro 2012

    Oneohtrix Point Never & Nate Boyce ‘Reliquary House’ no Teatro Maria Matos

    (c) Luís Martins

    Em colaboração com Teatro Maria Matos

    Quase sempre instrumental, abstracta e independente dos significantes que reificam as canções da pop ou do rock, a música de Oneohtrix Point Never ― isto é, de Daniel Lopatin ― acabaria, mais tarde ou mais cedo, por construir um diálogo com as artes visuais, em particular com aquelas que se fundamentam na imagem em movimento. Daí não constituir uma grande surpresa encontrá-lo ao lado de Nate Boyce, artista americano que centra a sua obra no vídeo e na produção de imagens, influenciado pelo cinema estrutural e pelas explosões cromáticas do psicadelismo. Depois de parte do seu trabalho ter servido de fundo para alguns concertos de Oneohtrix Point Never, Reliquary Houserepresenta a maturação desta colaboração, porventura a mais simbólica e complexa entre ambos. Estreada no MoMA, em Nova Iorque, no ano passado, no âmbito do projeto PopRally, articula formas e geometrias 3D inspiradas nas esculturas de Isamo Noguchi, David Smith, Jacob Epstein, Tony Smith ou Anthony Caro, com loops samples não apenas de sons organizados (melodias, frases de piano) mas também de fragmentos de textos curatoriais e sinopses de obras. Nate Boyce e Daniel Lopatin tratam as peças dos artistas como assaltos alucinatórios e colocam-nas em movimento no ecrã, enquanto somos cercados por uma quadrifonia sonora.

    .

    Almost always instrumental, abstract and independent of mainstream influences it comes as no surprise that the music of Oneohtrix Point Never (aka Daniel Lopatin) would sooner or later join forces with the world of visual arts, in particular those based on the motion picture.

     

    With that in mind it seems perfectly natural that Lopatin should team up with American artist Nate Boyce, whose own work focuses on video and image, influenced by cinema and by the structural and chromatic explosions of psychedelia. Their joint project entitled `Reliquary House´ is the second time the pair have collaborated (previously Boyce´s work served as a background for some of Oneohtrix Point Never´s concerts) and represents a maturation of this partnership, perhaps the most symbolic and complex interplay between them both.

     

    Premiered at the Museum of Modern Art (MoMA) in New York last year, as part of the PopRally project, the show articulates 3D geometries and shapes inspired by the sculptures of Isamo Noguchi, David Smith, Jacob Epstein, Tony Smith and Anthony Caro, with loops and sounds, not just organized samples (melodies, piano phrases) but also fragments of text and synopses of works. Nate Boyce and Daniel Lopatin treat the pieces by the artists as hallucinatory reconstructions and put them into movement on the screen, while we are surrounded by a quadrifonia soundtrack.

    ..


    .
    Daniel Lopatin
    : electrónica
    Nate Boyce: vídeo

    .
    + Info: SiteSoftware RecordsVídeo
    .

    Entradas: 14€ / Com desconto 7€