• Eventos
  • Quarta, 4 de Setembro às 19h

    Lançamento do livro ANTI-MONUMENTO de André Cepeda

    ANTI-MONUMENTO
    André Cepeda
    GHOST Editions, 2019

    Lançamento dia 4 de Setembro pelas 19h na presença de André Cepeda, do ensaísta António Guerreiro, do curador Sérgio Mah e do editor David-Alexandre Guéniot.

    A publicação ‘Anti-Monumento’ reúne uma série de catorze fotografias do Monumento ao Empresário, situado no cruzamento das Avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa, no Porto. Encomendado pela Associação Industrial Portuense, foi inaugurado em 1992 pelo então Primeiro-Ministro, Aníbal Cavaco Silva. As fotografias foram realizadas entre 2014 e 2015, período em que Portugal saía da tutela da Tróica (FMI, BCE e UE), mas ainda com os efeitos das medidas de austeridade presentes.

    “O neoliberalismo transforma o trabalhador oprimido num empresário livre, um empreendedor de si mesmo. Hoje, cada um de nós é um trabalhador que se explora a si próprio na sua própria empresa. Cada um de nós é mestre e escravo na sua mesma pessoa. E a própria luta de classes transforma-se, assim, na luta interna de cada um consigo próprio. Hoje, aqueles que não conseguem atingir o sucesso culpam-se a si próprios e sentem-se envergonhados. As pessoas vêem-se a si próprias e não a sociedade como o problema.” Byung-Chul Han

    Fotografias: André Cepeda
    Texto (Português e Inglês): Byung-Chul Han
    Design gráfico: Pedro Nora
    20 pp. 22 x 34 cm.
    1ª edição 300 copias

     

    +info: Ghost Editions