ZDB

Artes Performativas
Teatro

Dinis Machado

— um espectáculo de Dinis Machado (1987-) a partir de Dinis Machado (1930-2008)

14.09 — 18.09.11
NEGÓCIO Rua de O Século nº9 porta 5, Lisboa


O NEGÓCIO acolhe pela segunda vez o trabalho de Dinis Machado. Em contraposição a Parole, Parole, Parole (2010), e talvez como sua consequência, Dinis remete-nos para a matéria da depuração, do despojamento e da sobriedade. Enquanto retoma a centrar-se na dramaturgia e em questões autobiográficas, essenciais a outras peças anteriores, convoca recato e atenção na partilha de um espaço de escuta.

.

´Parto para este trabalho com a obra do meu homónimo. Parto desta coincidência na procura da sua significação. Agora falecido, Dinis Machado é um símbolo inequívoco da literatura Portuguesa. Com um estilo fechado e reconhecível, um realismo delirante e inteligentemente irónico. Também a paralela elegância do policial Inglês e um ensaísmo marcadamente pessoal e subjectivo.

Por contraponto, eu sou um artista jovem, a realizar os meus primeiros trabalhos, perante a hipótese de vingar ou falhar, ficando eternamente esquecido no anal dos fenómenos de relativa visibilidade passageira.Este projecto é assim a intercepção destes dois homónimos. Uma dupla biografia: a dele – com os seus textos, o seu imaginário e a estrutura intelectual que tudo isto faz existir – e a minha – que servirá de decanter a este outro corpo desmaterializado em texto: ao lê-lo e reestruturá-lo, com aquilo que em “ler” é ler-nos a nós também. Procuro o limite da compilação dramatúrgica, para além da fidelidade ou do imediato ataque iconoclasta. Uma apropriação que procura potenciar a figura e o momento presente, o intérprete talvez. Uma reconciliação lenta com o que já foi dito, com aquilo que já vimos e que se impõe na nossa memória individual ou colectiva como uma referência. A aceitação apaziguadora de que fazemos de um discurso contínuo que remete para um início remoto situado a alguns milhares de anos de nós.’

Próximos Eventos

aceito
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.