• Estruturas Associadas
  • 2010-2012

    Colectivo 84

    .

    O Colectivo 84 é uma estrutura de criação e produção de artes performativas contemporâneas, sedeada em Lisboa, centrada sobretudo no teatro contemporâneo, tanto na abordagem cénica, que privilegia uma estrutura partilhada entre criação e encenação, tal como oferece à dramaturgia contemporânea portuguesa e europeia um especial relevo e um espaço amplo de expressão.
    84 resultou de um encontro entre dois novos criadores, John Romão, actor e criador/encenador, e Mickael de Oliveira, dramaturgo e investigador em Estudos Teatrais, tendo como elo de ligação as produtoras Ágata Alencoão e Lara Silveira.
    O Colectivo 84 propõe-se a elaborar, sempre dentro de um espaço artístico-conceptual europeu, projectos que tenham como ponto de partida a vontade de criar o novo. Aceitamos o risco da ambiguidade e da dificuldade desse objectivo, quase pueril, recordando a frase de T. S. Eliot, «Make it new», para tentar escapar – o mais possível – às fraudes do novo. Porém, não basta a simples ideia do novo ou do contemporâneo, e não basta que esta se desenvolva na prática como uma ilha solta, mas sim acompanhada pelo território mais vasto da teoria para que possamos compreender o presente, distinguir o novo da novidade e, então, podermos percebê-lo, reflecti-lo, mastigá-lo e cuspi-lo com a nossa própria identidade. Daí o Colectivo 84 não incorporar somente criadores ou intérpretes, mas também intelectuais, pensadores e ensaístas que se têm vindo a associar à nossa recente iniciativa. Agora, passemos à prática.

    .

    Direcção Artística Mickael de Oliveira; John Romão
    Produção Ágata Alencoão Lara Silveira
    .
    Contactos
    +351 969 076 991      
    +351 914 879 660

    colectivo.84@gmail.com

    Colectivo 84