• CONCERTOS
  • Quinta, 10 de Maio às 22h

    BRAVE c/ FAKA, Bonaventure, Mo Probs, Chima Hiro e Taxila

    FAKA

    Fela Gucci e Desire Marea são dois ativistas LGBTAIQ sul-africanos, protagonistas no seu país de um verdadeiro movimento cultural, libertário e de vanguarda. Alicerçados na expressão musical, na performance e no design, juntos como FAKA trazer a Lisboa o lado mais selvagem e ao mesmo tempo “couture” e multicor do movimento Gqom do eixo Durban e Joanesburgo, dos quais são reis-rainhas incontestáveis. A música e a dança como eixo primário de comunicação de abertura, emancipação, crítica e consciencialização social. Puro paganismo conceptual e fiel a não ter género definido, travestido de reinvenções de kwaito gospel, pleno de superfícies rítmicas ásperas, para corações minimalistas, entre sintetizadores que partem da sempre híbrida e bem degenerada house sul-africana até panafricanismos psicadélicos apetecíveis já sem geografia aparente, apenas qualidade sonora e estética evidente. Este duo transsensorial que se afirma acima de tudo como storytellers trazem na bagagem os EPs “Bottoms Revenge” e “Amaqhawe”, duas deambulações exploratórias de amor, identidade, performance e orgulho, misturando cantos ancestrais e património musical zulu e gospel com experiências eletrónicas que lhes abrem facilmente a porta a qualquer pista mais contemporânea. Dois manifestos de pós-house que nos fazem pensar como será África em 2052 ou 2103. Livre? Sem preconceitos? Dançável certamente. NL

     

    +info: Bandcamp | VídeoDocumentário c/ Mykki Blanco | SoundCloud 

     

     

    Bonaventure

    Soraya Lutango aka Bonaventure faz erigir feras onde a dança se faz com a consciência destes tempos melindrosos, num compêndio de batidas e sons desviantes em fluxo de consciência. Com ligações à NON (com uma faixa na recente compilação NON Worldwilde Compilation Triology Volume 1) e editora PTP. Bonaventure regressa à Brave para um set tumultuoso, depois de apresentar exclusivamente o seu  álbum ‘Free Lutangu’ na primeira Brave em Junho.

    + info: soundcloud | mixmag | entrevista

     

    .
    Mo Probs (DJ)
    Presença assídua no club Ohm em Berlim e com ligações à PAN Records, Berlin Community Radio e NTS. Mo Probs conduziu a noite Source Material nesta mesma cidade e abençoou o Berghain com a sua presença e sets. A artista sonora e DJ vai trazer-nos um mix de Jersey club, R&B, desi, garage, shaabi, techno e muito mais num set que revela um conhecimento profundo dos gatilhos sónicos que incendeiam a pista.
    + info: SoundcloudNTS | Live show

     

    Chima Hiro (DJ)

    Antes de tudo, Rinchen Gatete aka Chima Hiro é uma fã de música. As faixas que escolhe abraçam um espectro tão expansivo e surpreendente como o seu gosto inatacável – é música que vai do new age ao jazz, passando por beats distorcidos sobre linhas acid tanto quanto por house melodioso e uplifting. O seu caminho no DJing anda a par e passo com a sua programa na Rádio Quantica, Nyce & Slo, e já levou Chima Hiro a dominar as booths de algumas das festas mais entusiasmantes do nosso underground.

     

     

    Taxila (DJ)

    Os sets de Taxila, que englobam luz/escuridão e isolamento/entropia, já inquietaram discotecas, house parties, punk nights, festivais e afters da Europa ao Maghreb. O seu estilo foi desenvolvido genuinamente sem fronteiras e revela uma paixão por mixes ásperos e sonoridades londrinas desconstruídas. Dirige a plataforma Brave, também programa outros eventos musicais e culturais, como o Rama em Flor.

    + info: Facebook

    .

    Entradas: 8€ |Bilhetes disponíveis na Flur DiscosTabacaria Martins e ZDB (segunda a sábado 22h-02h) | reservas@zedosbois.org