• CONCERTOS
  • 10 de Fevereiro 2017

    AfroBaile c/ Jorge Rosa (Angola) e CelesteMariposa (DJ)

    afrobaile
    O AfroBaile é a celebração cultural dos PALOP, a parte mais visível de CelesteMariposa, pretendendo juntar todo o seu património musical e colocá-lo no centro de todas as atenções, como merece!

    É o resultado de uma pesquisa intensa, desde 2009, que permitiu não só acumular material de estudo (discos, cassetes, CDs, livros e amigos) como também conhecimento mais profundo da história e estrutura das centenas de estilos musicais dos PALOP, dos seus bailes, ginga, costumes, dialectos e preocupações!Em Fevereiro damos continuidade à residência CelesteMariposta na ZDB. Periodicamente iremos acolher os melhores AfroBailes e para esta demanda, haverá concerto do angolano Jorge Rosa e a fechar a noite um DJset, cortesia do curador.

    Jorge Rosa
    Jô Rosa, assim é conhecido Jorge Rosa, é um dos músicos mais emblemáticos de Angola, tendo mesmo um cariz activista pelo seu fervor ao dar a conhecer ao Mundo a história do seu País e do seu povo cuja riqueza musical e cultural é imensa. Jorge Rosa é sobrinho de Sofia Rosa, uma das figuras mais proeminentes da história da música angolana cantada em língua nacional Kimbundu. Através das suas músicas e letras Sofia Rosa conta a vida do povo, o seu quotidiano, deveras pobre e massacrado pelo regime colonialista e opressor vigente.

    A música popular angolana funde-se com a história do próprio país. É mais do que apenas música, é uma afirmação de identidade, uma forma de lutar sem utilizar armas. É a partir da sua vivência, da experiência directa com a música popular, da necessidade de perpetuar o trabalho já feito que Jorge Rosa centra o seu trabalho. Em não deixar extinguir a essência da herança cultural. Começa por cantar com amigos num registo intimista, posteriormente a tocar em bares com a sua viola e por fim expande-se para os palcos, tanto a nível nacional como internacional. Exemplo disso são o Teatro Nacional, a Bienal e Trienal de poesia de Luanda, nesta última exercendo também funções de coordenação em várias áreas da educação desenvolvendo iniciativas com estudantes e instituições. No festival Newcross em Londres, na festa do Avante e em Junho último apresenta o seu trabalho no auditório Passos Manuel no decorrer do ciclo de concertos Dipanga forever, no Porto.

    O seu último álbum lançado em 2015, Axiluanda, definição em Kimbundu para homens do mar, conta as histórias do povo angolano, as suas façanhas, as suas alegrias e as suas tristezas, neste mesmo dialeto abordando temas como o sofrimento, o Amor, a espiritualidade numa narrativa musical poética que resgata a identidade coletiva ancestral promovendo uma identificação com as tradições e recordando as suas origens. Neste álbum encontramos participações de artistas como: Bonga, Kim Alves, Betinho Feijó, Joaozinho Morgado, Galiano Neto e Costa Neto.

    + info: vídeo | vídeo

    .

    CelesteMariposa DJ
    + info: vídeo | vídeo | vídeo | vídeo | soundcloud

    .

     

     

    Entradas: 6€ | Bilhetes disponíveis na Flur, Tabacaria Martins e ZDB (quarta a sábado, 22h – 02h) | reservas@zedosbois.org