• CONCERTOS
  • Sábado, 17 de Fevereiro às 21h

    Afrobaile c/ Grupo Dedo Finkado | Apresentação do documentário Alma tá Fika | Celeste Mariposa DJ

     

    O AfroBaile é a celebração cultural dos PALOP, a parte mais visível de CelesteMariposa, pretendendo juntar todo o seu património musical e colocá-lo no centro de todas as atenções, como merece! É o resultado de uma pesquisa intensa, desde 2009, que permitiu não só acumular material de estudo (discos, cassetes, CDs, livros e amigos) como também conhecimento mais profundo da história e estrutura das centenas de estilos musicais dos PALOP, dos seus bailes, ginga, costumes, dialectos e preocupações.

    21h “ALMA TÁ FIKA ou a alma que ficou”
    Documentário gravado em Cabo Verde no ano de 1987, editado em 1989 mas nunca chegou ao publico, uma pérola pois claro a não perder, seguindo-se de uma pequena sessão de perguntas e respostas com o realizador João Sodré.

    23h GRUPO DEDO FINKADO
    Existe uma controvérsia sobre quem foi o “inventor” do Cutxi Pó, uns dizem ter sido os Fidjos di Codé di Dona e outros afirmam ser os Fidjos di Belo Freire mas o que realmente sabemos é que até o filho do Bitori nha Bibinha tem um grupo de Cutxi Pó de seu nome Grupo Sem Gelo.

    É o novo fenómeno nas Hiaces (transporte público em CaboVerde) do Barlavento e Sotavento assim como na periferia de Lisboa, o Cutxi Pó é uma música extremamente violenta, sexual e muito quente, música da malandrice, de suores que não são frios, cheiros intensos e corpos descontrolados acompanhando sempre o ritmo infernal disparado por uma drum machine e como não podia deixar de ser a chave deste mistério dita as regras: o Acordeão.

    São as novas gerações de tocadores de gaita aka Acordeão que consigo trazem a inovação, a contemporaneidade, o minimalismo a espontaneidade e claro o calor e todo o potencial de CaboVerde,
    O Grupo dedo Finkado (Zé di Donça como mentor e vocalista) é dos poucos grupos nascidos e pensados em território português, onde as influências estão em todo o lado e chegam à ZDB com a vontade característica dos criativos e a audácia dos inovadores.

    00h00 CELESTEMARIPOSA apresenta Catinga dj set

    .
    + info:  Facebook | Mixcloud | Entrevista
    .
    Entradas: 6€ |Bilhetes disponíveis na Flur DiscosTabacaria Martins e ZDB (segunda a sábado 22h-02h) | reservas@zedosbois.org
    .
    .