• CONCERTOS
  • 12 de Maio 2017

    AfroBaile c/ Djumbai Jazz (Guiné-bissau) | CelesteMariposa (DJ)

    djumbai2

    O Psicadelismo vem de África. Pelo menos três séculos antes da sua re-interpretação ocidental por artistas fantásticos como Jimi Hendrix ou os Jefferson Airplane, já a Kora (instrumento da África ocidental entre a arpa e a guitarra) fazia alucinar os povos da Guiné-Bissau. Os Djumbai Djazz são o avant-garde dançante do psicadelismo tradicional-urbano da África ocidental. Cresceram a ouvir o génio dos Cobiana Djazz e mais recentemente os Super Mama Djombo, e são os únicos que não tiveram medo de tentar construir sobre a obra deixada por eles, ao invés de se deixarem intimidar pelos avanços meteóricos que estas bandas tiveram a audácia de levar a cabo na música guineense e mundial. No entanto, o impressionante é que a missão impossivel dos Djumbai Djazz está a ser tremendamente bem sucedida: Maio Coopé descobriu, afinal, um caminho para o futuro da música guineense, que parte das origens mas tem a capacidade de trazer um estilo próprio que se prepara para ocupar o seu território duradouro. É isso que faz de Maio Coopé um herói: o sucesso estrondoso vindo do risco total. Djumbai Djazz, banda composta por músicos de topo incluindo ex-membros da banda revolucionária guineense (mundialmente conhecida) Super Mama Djombo estão actualmente em estúdio em lançarão em 2018 o seu primeiro álbum na CelesteMariposa Discos.

    O AfroBaile é a celebração cultural dos PALOP, a parte mais visível de CelesteMariposa, pretendendo juntar todo o seu património musical e colocá-lo no centro de todas as atenções, como merece!

    É o resultado de uma pesquisa intensa, desde 2009, que permitiu não só acumular material de estudo (discos, cassetes, CDs, livros e amigos) como também conhecimento mais profundo da história e estrutura das centenas de estilos musicais dos PALOP, dos seus bailes, ginga, costumes, dialectos e preocupações!Em Fevereiro damos continuidade à residência CelesteMariposta na ZDB. Periodicamente iremos acolher os melhores AfroBailes e para esta demanda, haverá concerto de Djumbai Jazz e a fechar a noite um DJset, cortesia do curador.

    + info: vídeo

    .

    CelesteMariposa DJ
    + info: vídeo | vídeo | vídeo | vídeo | soundcloud

    .

    Entradas: 6€ | Bilhetes disponíveis na Flur, Tabacaria Martins e ZDB (quarta a sábado, 18h – 02h) | reservas@zedosbois.org