• Edição
  • Abissologia

    Horizonte de Acontecimentos

    .

    João Maria Gusmão + Pedro Paiva

     

    ..

    Editado em Inglês e Castelhano pela ZDB – Galeria Zé dos Bois em parceria com La Fabrica editorial e Matadero

    .

    A Abissologia, ou a ciência que estuda o abismo, é referente a um neologismo encontrado no livro de Rene Daumal La Grande Beuverie, romance satírico com contornos metafísicos. A descoberta deste termo literário, no contexto da prática artística de João Maria Gusmão e Pedro Paiva, reflecte-se numa nova ficção respeitante a um procedimento experimental.
    Podemos tratar a Abissologia como uma disciplina ficcional com raízes literárias tão diversas como a poesia materialista de Alberto Caeiro, os Atomistas pré-socráticos, Epicuro e Lucrécio, as descrições de isolamento em câmaras de glaciares naturais relatadas por Michel Siffre, ou ainda, as construções filosófico-literárias edificadas por Nietzsche ou Gustav Meyrink.

    Abissologia -Horizonte de Acontecimentos, não sendo um catálogo mas um livro de ensaios, planeia associações decorrentes do pensamento desenvolvido, encadeia-as num registo editorial, permitindo uma maior sistematização da pesquisa literária e filosófica associada à obra de João Maria Gusmão + Pedro Paiva.

    O livro, editado em duas publicações – Inglês e Castelhano, compreende um conjunto abrangente de textos:
    – Ensaios originais na área da teoria artística e filosófica por: Teresa Velásquez, curadora; Natxo Checa, coordenador do projecto Abissologia para uma ciência transitória do Indiscernível e curador de Horizonte de Acontecimentos; Marcus Steinweg, filósofo; e pelos próprios autores João Maria Gusmão + Pedro Paiva.
    – Selecção de um núcleo de textos referenciais dos autores Simon Welfare and John Fairley; Titus Lucretius Carus; René Descartes; John Lock Featuring Isaac Newton; José A. Madeira; R. Potter; David Brewster e Gaspard Monge.

    .

    João Maria Gusmão + Pedro Paiva são artistas que trabalham em dupla desde 2001 no âmbito da arte contemporânea, que têm vindo a construir um consistente e particular projecto autoral.
    A sua obra compreende a constituição de um modelo ficcional por via do ensaio, que se repercute em peças criadas em diferentes suportes para contextos expositivos.
    O seu precurso profissional tem sido pautado por diversas exposições inividuais em Portugal e no estrangeiro, tendo constituido a representação portuguesa da Bienal de Veneza 09.
    O projecto Abissologia foi apresentado em diferentes mostras ( ZDB na Cordoaria Nacional, Lisboa; PHOTOESPAÑA 08, Madrid; ALLGARVE, Loulé; LA GALERIE-Centre d’art contemporain, Noisy le Sec ; MANIFESTA 7, Trentino), sistematizando questões que o conformam.

    .

    Abissology Horizont of Events /João Maria Gusmão + Pedro Paiva
    Abissología Horizonte de Acontecimientos /João Maria Gusmão + Pedro Paiva
    Editados pela ZDB – Galeria Zé dos Bois em parceria com La Fabrica editorial e Matadero.
    213 páginas
    Editores
    João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Urbano, Natxo Checa.
    Textos de Teresa Velázquez; Natxo Checa; Simon Welfare and John Fairley; Titus Lucretius Carus;René Descartes; JohnLock featuring Isaac Newton; José A Madeira; João Maria Gusmão + Pedro Paiva; R.Potter; Markus Steinweg; David Brewster; Gaspard Monge
    Direcção de arte: António Silveira Gomes (designer) and Cláudia Castelo (projecto manager) Design gráfico: Patrícia Maya